CNA Prevê Aumento De 2,5% Do PIB Do Agronegócio No Brasil

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De acordo com projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio deve terminar 2023 com alta de 2,5% em relação a 2022. Segundo balanço do último ano e perspectivas para 2023 da CNA, o Governo Federal deve centralizar o pilar da infraestrutura logística no “Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. O assunto é um dos temas que será tratado na 27a edição da Intermodal South America, evento de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior que traz o panorama de mercado e explora nichos setorizados. No novo PAC, o conjunto de medidas incentiva o investimento privado, e estimula o aumento do investimento público em infraestrutura, além de pleitear a remoção dos obstáculos burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos.

O agronegócio fechou 2022 com exportações recordes de US$ 159,1 bilhões, crescimento de 32% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais compilados pela CNA, no Boletim de Comércio Exterior do Agronegócio. As projeções da confederação indicam que os investimentos, privados e/ou públicos compreendam os eixos de logística (incluindo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias); energia (com geração e transmissão de petróleo e gás); e o eixo urbano (contemplando habitação, saneamento e mobilidade urbana).

Fertilizantes

Elemento estrutural da cadeia agrícola, os fertilizantes têm grande impacto na composição do custo final das commodities. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de consumidores globais de fertilizantes, sendo responsável pela aquisição de 8% da produção mundial. Cerca de 80% dos adubos consumidos pelos brasileiros são de origem estrangeira e chegam via marítima, vindos de países produtores, como Rússia, Canadá, Bielorrússia, China, Israel, Marrocos, Argélia, Egito, Alemanha e Estados Unidos.

Para atender a alta demanda, soluções logísticas cada vez mais modernas são colocadas em prática para dar vazão à demanda na importação e exportação. No último mês, por exemplo, 73.310 toneladas de sulfato de amônio foram desembarcadas no Porto de Paranaguá (PR), em uma operação da China para o Brasil que marcou a atracação do mega graneleiro responsável pelo transporte, o RED MARLIN. De acordo com o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, o porto do Paraná é a principal porta de entrada dos fertilizantes brasileiros. Em 2022, cerca de 10 milhões de toneladas foram importadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. “Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”, comentou.

Os fertilizantes são produzidos e enviados durante todo o ano para atender às necessidades dos agricultores em todo o mundo. A jornada dos fertilizantes, desde a produção até a aplicação na fazenda, requer vários modos de transporte. Por este motivo é extremamente relevante discutir o tema que tange o agronegócio, e a logística de produtos químicos, na Intermodal South America, encontro dos setores de  logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

 

Fonte: Ag Dino

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