Chá de erva-doce é bom para gripe, virose e aumenta imunidade; veja benefícios

Compartilhe

Após recomendação de beber chá de erva-doce contra gripe, veja os benefícios, malefícios e contraindicações da bebida

 

Um suposto recado do diretor do Hospital das Clínicas viralizou em diversos grupos do WhatsApp. No texto compartilhado, ele realiza uma lista de recomendações à população por conta da nova gripe. São elas:

“• Fazer do álcool gel o nosso aliado
• Começar a tomar Vitamina C urgente, cuidar das crianças
• Lavar as mãos muitas vezes ao dia
• Evitar locais onde haja multidão
• Tomar vitamina C
• Comer fígado de boi
• Ingerir sucos de acerola e laranja
• Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia”.

O texto, que contém vários erros de português para um suposto diretor de um hospital, comenta sobre o chá de erva-doce e afirma que “tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A – H1N1”.

O recado aconselha tomar o chá após as refeições como se fosse café. “Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12 horas o chá de erva-doce, pois ele mata o vírus da Influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU”, diz o aviso.

Embora o texto claramente não tenha sido realizado pelo diretor do hospital, o compartilhamento deixa o questionamento: qual o benefício da erva-doce?

De acordo com farmacêuticas entrevistadas pelo Folha Vitória, a erva-doce, frequentemente associada a problemas digestivos, possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exerce ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas.

Em entrevista ao Terra, a nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional e longevidade saudável Gisele Haiek explicou que o chá pode ter vários benefícios, mas o consumo precisa ser inserido em um contexto de vida saudável.

“Temos de frisar que o chá não vai tratar isoladamente um problema de saúde completo nem excluir impactos negativos de um estilo de vida sem cuidados básicos com a saúde”.

 


Compartilhe