Castelo se prepara para receber 100 mil turistas para ver os mais de 2 km de tapetes de Corpus Christi
Tradição começou em 1963. Ao longo dos anos, a festa cresceu e virou uma das maiores celebrações religiosas dos capixabas. São 2,2 km de tapetes coloridos feitos com diversos tipos de materiais.
O feriado de Corpus Christi no Espírito Santo tem um significado especial. É nessa data que ocorre uma das maiores festas religiosas do estado, na cidade de Castelo, no Sul capixaba. São cerca de 2,2 km de tapetes feitos por fiéis que viram a noite confeccionando cada uma das peças com os mais variados tipos de materiais, como areia, flores, pedras e serragem.
Neste ano, a expectativa é ainda maior, uma vez que a festa no município completa 60 anos e são esperados cerca de 100 mil turistas, 20 mil a mais que a última edição. Para isso, a prefeitura reforçou a estrutura visando a trazer mais conforto a quem for à cidade conhecer a tradição religiosa.
“A estrutura física é muito mais robusta, hoje comporta duas vezes a quantidade de pessoas, em termos de cadeira, para poder receber todos os turistas e moradores na praça de alimentação”, conta o prefeito João Paulo Nali.
O prefeito destaca ainda que a movimentação dos turistas é uma oportunidade para a economia local e ajuda os produtores da cidade.
“Nós temos a feira do agroturismo, da agroindústria, de artesanato e gastronomia. Estamos terminando os últimos ajustes para receber todos nessa festa maravilhosa, nos 60 anos do Corpus Christi em Castelo”, avalia o prefeito.
Tapetes de Corpus Christi em Castelo, no Sul do Espírito Santo
“O clima nos outros municípios, das pessoas que vêm participar da festa, está mesmo contagiante e irá trazer um público que, sem dúvida, vai nos surpreender”, afirmou João Paulo Nali.
Com tantas pessoas, a Polícia Militar vai reforçar o número de agentes, para garantir a segurança dos moradores e de quem estiver passeando pela cidade.
“A expectativa é que, na véspera, a gente consiga aumentar algo em torno de 400% do nosso efetivo”, conta o capitão Assis, responsável pela segurança na festa.
O capitão ainda dá dicas de segurança para quem for aproveitar a festa e não ter preocupações. “Evitar usar o aparelho celular e fazer o consumo de bebidas alcoólicas. Qualquer problema de segurança que for identificado, a pessoa deve procurar o policial mais próximo e passar as informações necessárias”, destaca.
Edição de 2023
A 60ª Festa de Corpus Christi de Castelo, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, em parceria com a prefeitura, acontece nos dias 7 e 8 de junho.
O tema deste ano é “Pão em todas as Mesas”. Para a confecção dos tradicionais tapetes serão utilizados materiais como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores, papel, entre outros.
Mais de três mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando durante meses nos preparativos da festa e na montagem dos quadros e passadeiras. O tapetes foram desenhos coloridos, muitos em alusão ao mundo cristão e ao tema do evento.
Além da confecção dos tapetes com mais de 5 mil metros quadrados em 2,2 km de ruas e avenidas da cidade, a programação da festa vai contar com missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, missa campal presidida pelo bispo arquidiocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, procissão com o Santíssimo Sacramento e queima de fogos.
Programação 2023
- Dia 7 de junho (quarta-feira)
- 15h: Início dos trabalhos de confecção dos tapetes
- Dia 8 de junho (quinta-feira)
- 7h: Celebração Eucarística – Pastoral Familiar
- 9h: Celebração Eucarística – Catequese e IAM (Infância e Adolescência Missionária)
- 10h30: Celebração Eucarística – Jovens e crismandos
- 12h: Celebração Eucarística – Paróquia Santo André Apóstolo, no distrito de Aracuí
- 16h: Missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento