Cariacica amplia consultas a gestantes no primeiro semestre de 2023
A Prefeitura de Cariacica ampliou de 10 para 11 mil os atendimentos de mulheres gestantes e de puérperas no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. E também dinamiza os programas de aleitamento materno, de nutrição e acompanhamento de doenças como sífilis graças à implementação do projeto PET Saúde Gestão e Assistência, que consiste em um Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde.
No rol de serviços alcançados pelo projeto estão os atendimentos, consultas e conscientização de gestantes/puérperas voltados à realização e acompanhamento do pré-natal, além da ampliação das visitas domiciliares a mães e bebês, a realização do teste do pezinho e o acompanhamento e monitoramento de sífilis em gestantes.
Além dos atendimentos, voltados prioritariamente a mulheres, a Secretaria de Saúde (Semus) também promoveu, simultaneamente, várias ações educativas, de capacitação de profissionais e de melhoria da gestão da saúde. As Unidades Básica de Saúde (UBS) de Bela Aurora, Padre Gabriel e Nova Rosa da Penha, além da Gerência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Cariacica foram os alvos principais de abrangência do projeto.
O programa PET Saúde Gestão e Assistência foi iniciado em 2022 a partir da adesão, pela primeira vez, da Prefeitura de Cariacica ao projeto lançado pelo Ministério da Saúde por meio de um edital.
“A cada programa, a nossa meta é sempre buscar a ampliação e melhoria dos atendimentos à população, principalmente de atenção à saúde da mulher, além de buscar, cada vez mais, a eficiência na gestão pública da saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde César Colnago.
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a UniSales chegou até a organizar uma mostra, no final de junho, sobre as experiências bem-sucedidas alcançadas no final da vigência do programa, que se encerra em agosto próximo.