Capixabão 24 promete resgatar o brilho do nosso futebol

Compartilhe

A expectativa é ser o melhor campeonato em décadas

 

O campeonato estadual de futebol de 2024 (Capixabão 24) já tem tabela definida pela Federação de Futebol do Espírito Santo. A primeira rodada será 20 de janeiro e a grande final em 14 de abril. Não há de negar que a expectativa está lá no alto e como dizem os jovens, “está no modo hard”. Os motivos para tamanha empolgação das torcidas e de quem vive o futebol capixaba estão apoiados no volume de investimentos feitos pelos clubes em sua organização administrativa e nas contratações de jogadores.

Será o primeiro campeonato tendo vários clubes em processo de passarem a ser Sociedade de Futebol Anônima (SAF), com altos investimentos feitos por empresários e com uma nova visão do mercado atual do futebol. Além de já termos o Nova Venécia com processo concluído, Porto Vitória ser desde a sua origem uma gestão empresarial, agora chegou a vez de Rio Branco e Desportiva Ferroviária concluírem sua SAF.  O processo do Rio Branco está adiantado e aos poucos vai montando o plantel com promessa de uma grande equipe. A Desportiva demorou um pouco nos anúncios de técnicos e jogadores, mas já tem surgido alguns nomes, principalmente vindos do Sul do Brasil. A grande estrela grená está na gestão com o ex-jogador Sávio, com a visão diferenciada de quem conhece dentro e fora dos gramados os caminhos da boa gestão. Sávio jogou na Desportiva e com brilhantismo defendeu as cores do Flamengo, Real Madrid, Zaragoza, Real Sociedad e Seleção Brasileira.

Equilíbrio

O Capixabão 24 promete ser um dos mais disputados em décadas pelo fato de contar com clubes estruturados. Os que vieram da Série B (Jaguaré e Rio Branco de Venda Nova), pelo menos, têm estádios em condições de realizar seus jogos, sem a necessidade de jogar em cidades longe dos seus torcedores. Real Noroeste decidiu levar seus jogos para Barra de São Francisco e com apoio da prefeitura local, terá muito mais apoio dos torcedores locais do que em Águia Branca, cuja cidade não abraçou o time. O Serra vendeu o estádio Robertão e não definiu se poderá manter lá os seus jogos e o Porto Vitória que mandará seus jogos no Kleber Andrade. Vão disputar o campeonato: Real Noroeste, Nova Venécia, Rio Branco, Desportiva Ferroviária, Serra, Vitória, Estrela do Norte, porto Vitória Jaguaré (campeão da Série B) e Rio Branco VN (vice da Série B).

Infelizmente, os Dirigentes dos Clubes optaram em manter a mesma fórmula de disputa dos últimos cinco anos, ou seja, na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único, com os oito mais bem classificados, na soma de pontos ganhos, se classificando para as fases quartas de final, semifinal e final. Nas três fases a disputa será em jogos de ida e volta.

Como nem tudo são flores e espinhos brotam, uma competição com 10 times, onde 8 se classificam, não tem motivação. O Torcedor é movido à paixão! O melhor para clubes, atletas, torcedores e imprensa seria manter a fórmula de turno e returno, com um quadrangular ao final de cada turno, com os dois vencedores de cada turno fazendo uma grande final. Se o mesmo time vencer os dois turnos seria proclamado o campeão.

Na fórmula aprovada existe a possibilidade do maior clássico do futebol capixaba, Desportiva x Rio Branco, acontecer somente na primeira fase.  A última e grande decisão entre Rio Branco e Desportiva aconteceu em 2015. Só para exemplificar a falha de quem comanda nosso futebol, o Campeonato Carioca e o Mineiro têm 12 times, é disputado em turno único, classificam-se 4 times para o quadrangular final, a motivação para o torcedor ir aos estádios e incentivar seu time é outra.

Para não dizer que não falei de flores, o sorteio da tabela ao vivo na TVE foi inédita no nosso futebol e agradou. Vamos esperar as transmissões que, neste ano, foram muito bem conduzidas e que o torcedor saia do sofá e solte seu grito nas arquibancadas, fazendo a festa que o nosso futebol merece.

Competições nacionais

O campeão de 2024 vai ter direito de disputar três competições nacionais em 2025: O Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, e o vice-campeão se classifica para a Copa do Brasil 2025, se não tivermos mudanças, já que em 2025 as competições, em princípio, serão organizadas pelas Ligas.


Compartilhe