Boxeador capixaba Yuri Falcão conquista medalha de ouro na Copa do Mundo

Compartilhe

Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri foi um dos três brasileiros que conquistaram ouro na etapa do Brasil da Copa do Mundo de Boxe

O capixaba Yuri Falcão, sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, conquistou a medalha de ouro na primeira etapa da Copa do Mundo de Boxe, evento da World Boxing, realizado pela primeira vez no Brasil.

Dois dia depois de vencer o atual campeão olímpico da categoria 65kg, o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev, Yuri dominou o indiano Abhinash Jamwal na final da categoria, na noite de sábado (5), em Foz do Iguaçu (PR).

Yuri é um dos três brasileiros medalhistas de ouro

O Brasil inscreveu 16 boxeadores na etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo. Foram três ouros, duas pratas e quatro bronzes no torneio que contou com 130 atletas, de 18 países.

Yuri Falcão levou o título nos 65kg. Luiz “Bolinha” Oliveira foi campeão dos 60kg e Jucielen Romeu garantiu o ouro do boxe feminino brasileiro ao vencer nos 57kg.

Capixaba domina indiano na final da categoria

Yuri Falcão dominou o indiano Abhinash Jamwal na final, levando a melhor nos três rounds e vencendo por decisão unânime dos árbitros.

“Estou muito feliz mesmo. Foi minha primeira competição internacional na nova categoria e sair vitorioso, sair campeão, não tem resultado melhor. É continuar o trabalho, porque é só o começo do ano, com fé em Deus vai vir muito ouro pra gente, para o Brasil”, comemorou o capixaba.

Yuri “The Chosen” Falcão tem 22 anos é sobrinho dos irmãos Esquiva Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nas Olimpíadas de Londres-2012. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Agora, tem como foco principal estar nas Olimpíadas de Los Angeles-2028.

“Este ano eu voltei com outra cabeça para a seleção brasileira de boxe, é um passo de cada vez para gente chegar no objetivo mais desejado, que é Los Angeles 2028”, projetou Yuri.

A Copa do Mundo de Foz do Iguaçu foi a primeira de três etapas do circuito da World Boxing de 2025. A Índia e o Cazaquistão receberão as próximas etapas que contarão pontos para o ranking mundial classificatório para o último desafio do ano, a World Boing Cup Finals, que reúne os melhores colocados.

Em setembro, Liverpool recebe os melhores boxeadores do mundo para o Campeonato Mundial, que é o grande objetivo da seleção brasileira nesta temporada.


Compartilhe