Adenomiose: saiba o que é doença que levou Gretchen a retirar o útero

Compartilhe

O número de mulheres acometidas pela doença ainda é desconhecido. Parte disso decorrente da dificuldade de realizar o diagnóstico

 

Nos últimos dias um assunto tem causado questionamentos e curiosidade, logo após a cantora Gretchen ter sido internada para uma cirurgia de retirada de útero. Diagnosticada com adenomiose. A doença desencadeia o crescimento do útero duas e até mesmo três vezes, em alguns casos.

Isso acontece por que o tecido das glândulas responsáveis pelo revestimento do útero (endométrio) cresce para dentro da parede de músculo do útero. O órgão, então, aumenta de tamanho.

O número de mulheres acometidas pela doença ainda é desconhecido. Parte disso decorrente da dificuldade de realizar o diagnóstico.

Sintomas e diagnóstico da adenomiose

A adenomiose pode levar a quadros de menstruações muito intensas e bastante dolorosas, além de pélvica. Casos de sangramento intenso podem levar a anemia. Relações sexuais costumam provocar dor. Após a menopausa, os sintomas desaparecem.

Para chegar ao diagnóstico da doença, o médico realiza exame pélvico. Na grande maioria das vezes, são necessários exames por imagens como a ultrassonografia ou ressonância magnética.

O tratamento considerado mais eficaz para a adenomiose é a histerectomia, ou seja, a retirada do útero. Porém, a prescrição de um dispositivo intrauterino, que libera um hormônio feminino sintético, levonorgestrel, pode aliviar os sintomas, segundo o Manual MSD Saúde.

Fator idade

Normalmente, a doença apresenta sintomas em mulheres com idades entre 35 e 50 anos. Algumas, inclusive, apresentam ainda quadros de miomas e até mesmo endometriose.

De causa desconhecida, acredita-se que seja mais comum em mulheres que tiveram mais de uma gravidez.

‘Gravidez de 20 semanas’

Internada no último dia 20, Gretchen passou por uma histectomia para tratar um quadro de adenomiose. A doença faz com que o órgão aumente o equivalente a uma gravidez de 20 semanas.

Antes da cirurgia, compartilhou um vídeo no Instagram, mostrando o hospital onde o procedimento foi realizado. Ao Gshow, segundo o Estadão, a cantora relatou ter optado por tratamentos alternativos antes da operação. A previsão é de que a artista fique um mês de repouso.

 

Fonte: FV


Compartilhe