Ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Vila Velha
No próximo dia 18 de maio vai completar 50 anos da morte da menina Araceli, que aos oito anos foi drogada, estuprada e morta, em Vitória. Em 2000, pelo Projeto de Lei 9970/00, foi instituído que a data seja o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Para marcar a importância da mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil, as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação de Vila Velha vão promover uma série de ações, até 19 de maio.
Duas rodas de conversas realizadas esta semana deram o start na programação. No decorrer do mês, serão realizadas ainda atividades em nove escolas, com o objetivo de conscientizar e também prevenir a comunidade escolar em relação ao tema proposto.
Acolhimento
Em Vila Velha, é ofertado atendimento integral a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados por violência sexual, psicológica, física e negligência, através do Centro de Acolhimento à Vida (CAV).
A equipe responsável pelos atendimentos é multiprofissional, composta por médicos – clínico geral e infectopediatra, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicóloga, assistente social e farmacêutica. O fluxo de atendimento se dá por demandas espontâneas ou por encaminhamentos realizados pela rede de serviços públicos ou privados das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e de garantia de direitos como os Conselhos Tutelares, DPCAS, DEAM, entre outros.
O CAV está localizado na avenida Castelo Branco, 1803, Centro de Vila Velha, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os agendamentos acontecem pelo telefone 3349-3191 e ou e-mail: cav@vilavelha.es.gov.br
Além do CAV, os casos de violência com ou sem lesão grave também são atendidos, em Vila Velha, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Doutor Alzir Bernardino Alves – HIMABA (crianças, adolescentes e gestantes menores de 18 anos), Pronto Atendimento da Glória, Pronto Atendimento de Riviera da Barra e no Pronto Atendimento de Cobilândia (somente adultos).