Abertura dos trabalhos legislativos de 2025 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales deu início aos seus trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira, 4, em uma solenidade que reuniu as principais autoridades do Estado e destacou a harmonia entre os Poderes. O evento, que contou com um Plenário lotado, teve a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de representantes do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Universidade Federal do Espírito Santo e Defensoria Pública.
Em seu discurso, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, reeleito na sessão anterior, enfatizou as transformações que a Casa passou nos últimos anos. “Se antes a Assembleia era motivo de vergonha, hoje é sinônimo de eficiência, transparência e inovação. Nos tornamos o primeiro Parlamento estadual 100% digital e a Assembleia mais transparente do Brasil, reconhecida com o Selo Diamante, pela Atricon”, afirmou Santos, ressaltando o resgate do protagonismo da instituição.
O deputado também refletiu sobre a evolução do Estado desde que assumiu seu primeiro mandato em 2003. “Transformamos o Espírito Santo de um estado esquecido em um que é referência nacional. Aprovamos o maior orçamento da história, com mais de R$ 30 bilhões, sendo quase um terço destinado a investimentos. Isso é resultado de uma gestão competente e de um respeito mútuo entre os Poderes”, destacou.
Marcelo Santos se tornou o terceiro presidente da Ales a ser eleito por unanimidade, consolidando sua posição no Parlamento capixaba. A chapa única que o reelegeu também confirmou Hudson Leal – Republicanos, como primeiro secretário e Janete de Sá – PSB, como segunda secretária, além de outros sete membros.
O governador Renato Casagrande reforçou a importância da colaboração entre os Poderes para o desenvolvimento do Espírito Santo. “O diferencial do nosso Estado é a forma responsável e cooperativa com que conduzimos as políticas públicas. Terminamos 2024 com o maior volume de investimentos da história e estamos garantindo a estabilidade política por mais dois anos”, afirmou.
Durante a sessão, foram apresentados os desafios prioritários para o ano, incluindo segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento social, destacando o papel da Assembleia como um espaço de diálogo e construção de soluções.
As atividades legislativas estão formalmente iniciadas, e os deputados se reunirão novamente na sessão ordinária de quarta-feira, 5, no Plenário Dirceu Cardoso, a partir das 9 horas. As votações na Ales só poderão ocorrer após a constituição das 18 comissões permanentes da Casa, as quais serão mantidas a mesma composição até o final do mandato.
Foto: Ellen Campanharo