Agosto Lilás: Guarda Municipal de Viana realiza palestras para conscientização e enfrentamento à Violência contra a Mulher
No mês de agosto, uma cor ganha destaque especial, não apenas por sua tonalidade vibrante, mas também por representar uma causa crucial na sociedade: o Agosto Lilás. Esta campanha tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, destacando a necessidade de garantir seus direitos, segurança e bem-estar.
Nesse contexto, a Guarda Civil Municipal de Viana tomou a iniciativa de promover palestras para funcionários de uma empresa local, reforçando a relevância da temática e buscando reduzir casos de violência contra a mulher no município.
A agente Mariana, idealizadora do projeto Guarda por Elas, destaca que a violência assume muitas formas, desde abuso verbal até agressão física e psicológica, deixando cicatrizes profundas nas vítimas e na sociedade como um todo.
“Neste mês de agosto, realizamos uma série de palestras para trazer a fala sobre a violência contra a mulher, seja doméstica ou familiar. Este é um momento importante para tratar sobre este tema, porque estamos buscando o enfrentamento e a erradicação do feminicídio. Trouxemos essas palestras para dentro das empresas porque nós moramos em Viana e trabalhamos nessa cidade, por isso a importância de trazer esta consciência para promover dias melhores no município”, destacou a agente.
A agente ainda pontua que a palestra faz parte do projeto Guarda por Elas, que visa apresentar dados estatísticos, debate sobre a violência e apresentação dos serviços oferecidos pelo município para proteção da mulher. Segundo Mariana, a luta contra a violência é feita por todos e conta com a atuação de diversos profissionais.
A ação da Guarda Civil Municipal de Viana ao promover uma palestra sobre a temática demonstra um compromisso significativo em combater essa realidade. Ao envolver os funcionários de uma empresa local, a Guarda Civil não apenas sensibiliza, mas também educa sobre os sinais de abuso, os recursos disponíveis para as vítimas e como todos podem ser agentes de mudança nesse cenário.