Dia Mundial de Proteção aos Manguezais Vila Velha valoriza seus tesouros naturais
Em 26 de julho, se comemora o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, uma data de reflexão sobre a importância desse ecossistema precioso, considerado um dos mais produtivos do planeta.
Os manguezais são áreas costeiras úmidas, atuando como transição entre os ambientes terrestres e marinhos, formados pelo encontro das águas doces e salgadas de rios com o mar. Suas características únicas abrigam uma rica biodiversidade e desempenham funções vitais para o equilíbrio ecológico. Por serem conhecidos como “berçários da vida”, são habitats e locais de reprodução para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, aves migratórias e outros animais marinhos.
Em Vila Velha, temos a sorte de possuir importantes áreas de manguezal, integrantes do Mosaico de áreas protegidas do Manguezal da Baía de Vitória, considerado o maior mangue urbano do Brasil. No entanto, esse ecossistema é bastante sensível devido à sua localização urbana, enfrentando diversas interferências humanas.
Onde ficam os manguezais de Vila Velha?
O Manguezal do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira é um dos principais destaques entre os manguezais do município. Essa Unidade de Conservação tem como um de seus principais objetivos a proteção desse ecossistema único. Além disso, outra área importante de manguezal está localizada no Parque Natural Municipal de Jacarenema, próximo à foz do rio Jucu.
Os manguezais também têm um valor significativo devido aos recursos naturais que fornecem, sustentando famílias de pescadores e catadores de crustáceos e moluscos. Esses produtos são essenciais para a gastronomia capixaba, sendo utilizados em pratos como a moqueca e a torta capixaba.
Ação simbólica
Para celebrar esta data especial, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, em parceria com a VPORTS – Porto de Capuaba e Instituto Goiamum, realizará uma ação de sensibilização com os alunos da escola UMEF Cecília Marchesi Pavesi, no próximo dia 28, em dois horários: das 08h às 10h e das 14h às 16h.
Vamos juntos valorizar e proteger os manguezais, verdadeiros tesouros naturais que fazem parte do nosso patrimônio ambiental!