O botox como aliado da odontologia
A popularização do uso do botox em clínicas estéticas e odontológicas cresceu de forma significativa nos últimos anos. A substância é utilizada para tratar e prevenir rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.
No entanto, sua aplicação tem se estendido para além da estética facial, encontrando espaço nas práticas odontológicas para tratar condições como o bruxismo e o sorriso gengival. Com resultados rápidos e mínimos efeitos colaterais, o botox se tornou uma opção acessível e eficaz para aqueles que buscam melhorar sua aparência e autoestima, impulsionando sua utilização em clínicas estéticas e odontológicas ao redor do mundo.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, essa opção se tornou lucrativa para profissionais da área de estética e odontológica. “Esse mercado tem crescido e evoluído muito no Brasil, até pela cultura da beleza em que nosso País sempre viveu. É uma ótima oportunidade para oferecer mais uma opção de tratamento aos pacientes. Além disso, para os dentistas, estes procedimentos apresentam boas chances de diversificar a prática odontológica, trazendo para sua clínica produtos de ótimo valor agregado”, relata.
Dados levantados pela SBOE – Sociedade Brasileira de Odontologia Estética apontam um crescimento de 300% nas buscas por tratamentos estéticos no mercado odontológico. Para o especialista, essa já é uma grande vantagem para aqueles que atuam na área, mas ainda existem outros pontos interessantes. “Quanto mais ampla as possibilidades de atuação de um consultório, maior o número de pacientes que buscarão seus serviços. Por serem técnicas que necessitam de reaplicação, ao inserir esse procedimento na prática odontológica, o cirurgião-dentista também adquire uma renda recorrente dos pacientes que apostam neste tipo de tratamento. É evidente, no entanto, que deve haver um controle desses retornos”, pontua.
Ainda assim, existem algumas exigências para a realização desse tipo de procedimento. “Desde 2019, o Conselho Federal de Odontologia – CFO, reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica. Dessa forma, permite que cirurgiões-dentistas realizem tratamentos com botox, preenchedores a laser, além de técnicas cirúrgicas para correção de lábios e bochechas. Porém, é necessário que o profissional tenha especialização em Harmonização Orofacial, em cursos com carga mínima de 500 horas. No mais, profissionais de qualquer outra especialidade, que atuem há cinco anos e tenham, no mínimo, 360 horas de cursos que englobam o conteúdo, também podem aplicar botox em pacientes”, revela Feltrim.
Algumas considerações legais e éticas precisam da atenção dos profissionais que irão oferecer serviços de botox e preenchimento. “Segundo o Código de Ética Odontológica, é obrigação legal do cirurgião-dentista a orientação ao paciente sobre as diversas opções de tratamento para sua condição de saúde, isso inclui ou não procedimentos estéticos. Em casos de sorriso gengival, por exemplo, há diversas possibilidades de tratamento, dentre elas, procedimentos cirúrgicos ou ainda a aplicação da toxina botulínica. Todas as características de cada tratamento devem ser detalhadamente explicadas, tais como vantagens, desvantagens, benefícios, custos e prejuízos. A decisão final do tratamento ocorre sempre como uma opção do paciente”, declara.
De acordo com o especialista, existem maneiras de se manter atualizado em relação às técnicas e procedimentos mais inovadores nessa área, além de integrar esses serviços a outras práticas realizadas nas clínicas. “A indústria estética está em constante evolução e, cada vez mais, surgem novas técnicas e produtos relacionados à harmonização orofacial. Portanto, é preciso ter uma sede de estudos contínuos na busca por novas informações. A eficácia dessas substâncias já está comprovada em tratamentos como bruxismo, assimetria facial, sorriso gengival, controle sialorreico, dores de cabeça de origem odontológica, desequilíbrios na mandíbula ou nos lábios e muitos outros. Isso não só agrega valor ao tratamento dos pacientes de odontologia, como também possibilita que eles encontrem uma nova solução para problemas recorrentes”, pontua.
Boas estratégias de divulgação também são fundamentais para atrair novos pacientes interessados em procedimentos estéticos. “O marketing é crucial para o sucesso, sendo importante conhecer e segmentar o investimento em tráfego pago, entender o público-alvo, gerar conteúdos impactantes, contar com influenciadores regionais para divulgar os procedimentos, além de trabalhar com pacotes de serviços que, obviamente, estejam de acordo com ética dentro da profissão”, finaliza o CEO da SIS Consultoria.
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