PMs da reserva são detidos por apropriação de terras na Serra; ex-vereador integra quadrilha
Os criminosos agiam com violência e diziam ser os verdadeiros donos das terras
Uma operação intitulada ‘Grabbing’, que sugere, em inglês, “pegar ou roubar”, identificou uma organização criminosa que espalhava terror e expulsava famílias e empresários de terrenos privados na Serra, em especial no bairro Civit I.
Os criminosos agiam com violência e diziam ser os verdadeiros donos das terras. Entre os investigados, estão dois policiais militares da reserva, um funcionário da prefeitura do município e até um ex-vereador.
A operação foi iniciada pelo 12º Distrito Policial da Serra, localizado em Jardim Limoeiro, e teve foco no cumprimento de mandados de buscas e apreensão desta organização, que desde 2019, patrocina as invasões à força de propriedades.
Durante a ação, foram detidas seis pessoas, sendo dois militares da reserva, e apreendidos armas de fogo, munições, celulares e computadores.
Nos locais invadidos, os envolvidos colocavam placas proibindo a entrada de outras pessoas. Quem passava pela região se deparava com a cena. O bando, segundo a polícia, agia com violência e expulsava os moradores das terras e ocupavam as áreas privadas.
As investigações sobre o grupo começaram em 2021 e pelos menos cinco famílias procuraram a polícia e denunciaram os suspeitos.
Uma família de pescadores, que morava na região há pelo menos 30 anos, chegou a ser expulsa de duas casas e foi duramente ameaçada.
Outras informações serão divulgadas em breve.