Hospital Estadual ‘São Lucas’ faz treinamento inédito com foco no atendimento de incidentes com múltiplas vítimas
O mês de maio foi repleto de eventos no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória. Entre as atividades, foi realizada uma campanha de conscientização que aliou treinamentos, palestras e simulados para lembrar a importância da prevenção de acidentes de trânsito, uma das principais causas de morte no Brasil, e também para colaborar na formação continuada da equipe no conhecido Maio Amarelo, com foco no atendimento de incidentes com múltiplas vítimas.
Entre as ações realizadas, o simulado de mesa, uma proposta inédita no HEUE e pouco conhecida na maioria dos hospitais do País, permitiu testar a eficácia do protocolo institucional de atendimento a múltiplas vítimas, além de identificar lacunas e pontos de melhoria no sistema de resposta, e avaliar a capacidade de coordenação e comunicação entre as equipes envolvidas.
A dinâmica foi realizada com a participação de diferentes setores, usando uma planta do hospital simulando um jogo de tabuleiro, com situações-problema, bonecos e até efeitos sonoros. Os resultados da interação permitiram ajustes e aprimoramentos nos planos de ação, melhorando a resposta e a gestão de situações reais no futuro.
“A sinergia de toda equipe é fundamental, principalmente em períodos de atendimento de múltiplas vítimas, em que é possível adotar medidas mitigadoras que reduzem o risco. O planejamento e a organização garantem uma resposta mais eficiente e evitam prejuízos materiais e humanos”, explicou a coordenadora do Escritório da Qualidade, Ana Caroline Norberto, que foi uma das idealizadoras da ação.
Em outro momento, mais de 200 colaboradores da unidade acompanharam a atividade coordenada pelo médico intensivista Adenilton Rampinelli, que, além de ser gestor clínico do HEUE, também atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
O profissional usou a experiência dele em diversos hospitais, incluindo os renomados Albert Einstein e Beneficência Portuguesa, ambos localizados em São Paulo, para palestrar por dois dias a fim de fornecer uma atualização teórica sobre os protocolos de atendimento em caso de acidentes com múltiplas vítimas, além de reforçar alguns conceitos e tirar dúvidas dos profissionais que participaram do treinamento.
Durante o mês de maio, o HEUE também recebeu uma decoração especial em toda a unidade, com faixas e placas de sinalização, semáforos e até um carro confeccionado de diferentes materiais, chamando atenção de pacientes e acompanhantes para a importância de seguir as leis de trânsito.
Os colaboradores contaram ainda com a palestra do advogado Flávio Fabiano, que explicou aspectos jurídicos e tributários dos acidentes de trânsito. Já no último dia do mês, os funcionários de diferentes setores do hospital foram para a rua alertar motoristas e pedestres sobre trânsito seguro, riscos de acidentes e a importância de dirigir com cautela.
Hospital participa de simulação de múltiplas vidas
Complementando as atividades do Maio Amarelo, o hospital participou da simulação de um acidente entre carros, motos e ônibus, que foi organizada pelo Samu 192, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), entre outros órgãos.
O “São Lucas” recebeu uma das vítimas da simulação, com o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), que fez um pouso no heliponto do hospital, trazendo o paciente resgatado, uma aluna do curso de Medicina que se voluntariou para participar e ter uma experiência de aprendizado diferente, sob a ótica de um paciente.
Além da aluna, outros seis voluntários foram trazidos ao hospital para medir a capacidade da equipe de lidar com o recebimento de múltiplas vítimas de forma simultânea, sem aviso prévio e mantendo o funcionamento da instituição com excelência.
“Os simulados foram muito importantes para que a nossa equipe pudesse refinar os processos e estar ainda mais capacitada para situações reais. Optamos por aliar treinamentos convencionais, como palestras, com a novidade do simulado de mesa e a ação do simulado em parceria com o Samu”, destacou o diretor técnico Alexandre Bittencourt.