Hospital Dr. Jayme e Hemoes se unem para aumentar número de doadores de sangue
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), durante os dias 30 e 31 de maio, reuniu mais de 200 colaboradores e realizou a palestra “A importância da doação de sangue”.
Os encontros, que aconteceram no auditório do Hospital Dr. Jayme, destacaram a necessidade urgente de ampliar o número de doares de sangue no Estado. A enfermeira do Hemoes Daiane Barros Bicalho, que ministrou as palestras, apresentou dados preocupantes sobre os baixos estoques de sangue e a dificuldade enfrentada por pacientes que precisam de algum tipo de tratamento.
“Essa é a nossa realidade. O Hemoes tem a prática de ir além dos muros e buscar a conscientização e a participação ativa e voluntária da sociedade. Vocês podem fazer a diferença na vida de milhares de pessoas e nós contamos com essa ajuda”, salientou Daiane Bicalho.
Os colaboradores do Hospital Dr. Jayme tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de doação de sangue, esclarecer dúvidas e desmistificar algumas crenças comuns. A palestra abordou os critérios para ser um doador, os procedimentos de coleta, os cuidados necessários antes e após a doação e os benefícios que a ação de doar sangue proporciona tanto para o receptor quanto para o doador.
“Doar sangue é um ato altruísta. Um único doador pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é separado em componentes (glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma), sendo utilizado de forma adequada para diferentes tratamentos e cirurgias. A doação de sangue é um ato simples, mas que tem um impacto imensurável na vida de quem necessita”, lembrou a farmacêutica responsável pela captação de sangue no Hospital Dr. Jayme, Flaviane Mattos.
Campanha “Colaborador Consciente”
Como resultado dessa mobilização, nos dias 15 e 16 de junho, o Hemoes realizará a campanha “Colaborador Consciente”, destinada à captação de sangue no Hospital Dr. Jayme. A equipe do hemocentro montará uma estrutura para a coleta de sangue externa, facilitando a participação dos funcionários e de toda a comunidade local.
“A expectativa é de que consigamos mobilizar um grande número de colaboradores, levando em consideração o engajamento e a conscientização prévia. Esperamos que essa ação inspire outras pessoas a se tornarem doadoras e, assim, contribuam para o fortalecimento dos estoques de sangue, garantindo tratamentos eficazes e salvando vidas”, ressaltou o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.