Alunos bloqueiam entrada da Ufes, em Vitória, em mais um dia de protesto
Estudantes protestam nesta terça-feira (30) pelo segundo dia seguido por causa do valor da comida do Restaurante Universitário. Eles afirmam ainda estarem sofrendo represálias da universidade.
Alunos bloquearam todas as entradas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na manhã desta terça-feira (30), no campus de Goiabeiras, em Vitória. Segundo integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o motivo do protesto é o não funcionamento do Restaurante Universitário e que estudantes estariam sofrendo represálias da universidade.
Os alunos não estão deixando outros estudantes, nem pesquisadores e servidores, entrarem no campus. A Polícia Militar acompanhou a manifestação desde cedo.
Na segunda-feira (29), alunos fizeram um protesto na universidade e ficaram na frente das catracas de entrada do restaurante universitário, deixando os alunos entrarem para comer de graça.
Um representante do DCE explicou que o protesto é por causa da punição dada pela administração da universidade ao barrar o acesso de estudantes que não têm condição de pagar os R$ 5 para entrar no RU.
Após o protesto, a Ufes divulgou que suspendeu o funcionamento do restaurante para o jantar desta segunda-feira (29) e também o almoço e jantar desta terça-feira (30).
Segundo a universidade, a suspensão das atividades é uma medida necessária para que se restabeleçam as condições de segurança, de trabalho e de organização adequada do fluxo de fornecimento das refeições.
A Ufes destacou ainda que não recebeu das entidades representativas dos estudantes nenhuma comunicação oficial informando as razões das manifestações, das quais tomou conhecimento por meio de mídias sociais.
Disse também que está buscando melhorias e estuda soluções para o atendimento dos restaurantes universitários e se colocou à disposição para debater com as lideranças estudantis.