Os benefícios da atividade física e a tecnologia a favor da saúde

Compartilhe

Quem nunca escutou que a prática de atividade física é importante para a boa qualidade de vida? Mas por mais que a maioria já esteja cansada de saber, muitos ainda teimam em se autoboicotar. Corpo humano é movimento, portanto o sedentarismo vai contra sua própria natureza.

Para se ter uma ideia, um estudo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), da USP, revelou que o distanciamento social de 16 semanas, no início da pandemia, trouxe consequências indesejáveis para a saúde de mulheres entre 50 e 70 anos. Os resultados mostraram que, mesmo durante a crise sanitária, as pessoas precisavam continuar ativas fisicamente. As análises das informações, coletadas antes e após o período, mostraram redução da capacidade cardiorrespiratória e da força muscular, acompanhadas de aumento dos níveis de insulina, triglicérides e hemoglobina glicada, indicando altos valores de açúcar no sangue por períodos prolongados. A pesquisa acompanhou 34 mulheres fisicamente inativas, que foram recrutadas e avaliadas entre janeiro e fevereiro de 2020.

Por essas e outras, diversos especialistas afirmam que inserir exercícios físicos na rotina promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo. Como consequência da prática, há diminuição no desenvolvimento de doenças causadas justamente pela falta ou redução de atividades, como problemas cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, insônia e até mesmo o câncer.

Veja mais detalhadamente as vantagens de movimentar o corpo.

 

Fortalecimento muscular

Com o passar do tempo, os músculos perdem sua resistência, o que pode ocasionar quedas e constantes dores. As atividades físicas ajudam a aumentar e manter a massa e a força muscular, influenciando diretamente na sustentação do corpo.

 

Combate o excesso de peso

É natural que o metabolismo funcione de forma menos intensa conforme a idade chega. Uma das consequências é o ganho de peso, principalmente em pessoas que não têm o costume de fazer exercícios físicos. A melhor forma de combater os quilinhos extras é praticando atividades que aceleram o metabolismo do corpo e favorecem o gasto de energia e a queima de calorias.

 

Saúde mental em dia

Pessoas que sofrem com o estresse crônico apresentam altos níveis de cortisol e adrenalina. A atividade física é uma superaliada porque ajuda a equilibrar esses hormônios. No mais, os exercícios atuam no aumento da produção, da liberação e da sensibilidade de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, noradrenalina e a dopamina. Quando estes se encontram em baixas concentrações no corpo, podem causar ansiedade ou depressão.

 

Sistema imunológico potente

As atividades físicas ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar e melhorar a capacidade do corpo de combater infecções porque ativam as células de defesa. Estas, estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias e possuem ação antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo como um todo.

 

Tecnologia em prol das práticas esportivas

Diante de tantos avanços tecnológicos constatados nos últimos tempos, a saúde e a prática esportiva não ficariam de fora do universo das inovações. Nesse sentido, o mercado oferece muitos produtos e soluções que vão ao encontro de prevenir e até mesmo recuperar lesões e demais contratempos relacionados à prática de atividade física.

O poder dos Pontos Quânticos de Carbono (PQCs) é um exemplo disso. Essa nanotecnologia já foi empregada em calcinhas, cintas para lombar, manguitos e joelheiras. Os PQCs buscam auxiliar no alívio de diversos pontos desde as temidas cólicas menstruais, passando por prisão de ventre, incontinência urinária, inchaço, até dores na região lombar, tendinite, fadiga, entre outros desconfortos. É que a tecnologia em cena ativa a circulação sanguínea nas regiões, estimulando o metabolismo celular e a regularização das devidas funções.

Ou seja, todo o cenário atual segue favorecendo e estimulando a prática regular de atividade física. Então, o que mais você está esperando para colocar o seu corpo em movimento?


Compartilhe