Hoje (30) é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda
Os contribuintes que não apresentarem a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estipulado poderão enfrentar sanções severas, incluindo multas e a possibilidade de ter o nome inscrito em cadastros de inadimplência, além de ver seu CPF considerado irregular pela Receita Federal.
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda referente ao ano-base de 2025 encerra-se nesta sexta-feira, dia 30. Até o início da manhã do último dia, mais de 39 milhões de declarações já haviam sido submetidas, indicando um grande número de contribuintes que cumpriram com suas obrigações fiscais.
Entretanto, a Receita Federal ainda aguarda aproximadamente 7 milhões de declarações para atingir sua meta de 46,2 milhões para este ano. Para aqueles que ainda se encontram em dúvida ou que não conseguiram reunir toda a documentação necessária, especialistas recomendam que a declaração seja enviada mesmo que incompleta. Isso evitará a aplicação de penalidades financeiras, permitindo correções futuras.
IMPORTANTE: Após o término do prazo final, não será permitido modificar o tipo da declaração — seja ela simplificada ou completa. Assim, aqueles que deixarem de entregar sua declaração estarão sujeitos a multas e possíveis complicações na regularidade do CPF.
O software utilizado para a elaboração da declaração do Imposto de Renda 2025 encontra-se disponível para download desde o dia 13 de março. Os contribuintes podem acessar informações sobre como baixar o programa através dos canais oficiais.