Extração de dentes ao usar aparelho: necessidade ou alternativa?
Esse é um tema que gera bastante discussão e controvérsia. Muitas vezes necessário, esse procedimento nem sempre é a primeira opção. Entenda
Há poucos anos, a extração de dentes para colocação de aparelho ortodôntico parecia bastante comum. E, de fato, esse procedimento sempre teve (e sempre terá) indicações assertivas e por vezes se faz necessário e é indispensável.
A extração de dentes permanentes ainda é um tema que gera bastante discussão e, muitas vezes, controvérsia. Esse procedimento pode ser necessário em alguns casos, mas nem sempre é a primeira opção.
Leia também: Manchas de verão e fotoenvelhecimento: causas, prevenção e tratamento
Quando a extração de dentes é necessária?
A extração de dentes, geralmente os dentes sisos ou pré-molares, pode ser indicada nas seguintes situações:
1 – Quando há falta de espaço na arcada dentária: Se os dentes estão muito apertados e não há espaço suficiente para alinhá-los corretamente, pode ser necessário remover alguns dentes para criar mais espaço e garantir que o ortodontista finalize o caso com um bom encaixe entre as arcadas dentárias, garantindo longevidade dos dentes.
2 – Dentes impactados: Alguns dentes podem estar “”impactados””, ou seja, não conseguem erupcionar corretamente por falta de espaço. Nesses casos, pode ser necessária a remoção desses dentes para permitir a movimentação e o alinhamento adequado.
3 – Correção de problemas no maxilar ou mandíbula: Nos casos em que o problema está no posicionamento dos ossos da face, pode-se optar pela compensação dentária do problema que é ósseo.
Isso ocorro, por exemplo, quando decidimos pela extração de dois dentes de cima, para compensar uma maxila posicionada mais à frente do que deveria. Essa compensação melhora o perfil do paciente e mascara o posicionamento esquelético incorreto.
4 – Correção da linha média das arcadas: Em alguns pacientes, para que se consiga a correção das linhas médias dos arcos dentários, pode ser necessária a extração de um dente, para que o profissional consiga atingir a simetria com a linha média da face.
Alternativas à extração de dentes:
- Aparelhos de expansão: Esses aparelhos ajudam a aumentar o tamanho da arcada dentária, criando mais espaço para os dentes, minimizando a chance de extrações.
- Movimentações planejadas e desgastes: algumas movimentações associadas a desgastes pequenos em dentes selecionados podem resolver os problemas sem que seja necessário condenar um dente.
A decisão de extrair dentes para colocar aparelho ortodôntico deve ser tomada em conjunto com o ortodontista, que levará em consideração o caso específico, a idade do paciente, o tipo de problema ortodôntico e as opções de tratamento disponíveis. O ortodontista explicará os benefícios e as possíveis consequências de cada abordagem.
A consulta ainda na infância com um ortodontista pode minimizar consideravelmente as chances de extrações dentárias no futuro.
O ortodontista pode monitorar o crescimento dos ossos da face e acompanhar a troca de dentes, providenciando o aumento dos espaços necessários durante a fase de crescimento.
Dessa maneira, os tratamentos futuros tornam-se menos complexos e consequentemente serão mais rápidos e menos invasivos.