Carnaval provoca ocupação de até 90% nos hotéis no Estado
Segundo o SindiHotéis, Grande Vitória deve ficar com maior ocupação, mas também há procura por destinos mais tranquilos e longe dos centros urbanos
O Carnaval já movimenta os hotéis no Espírito Santo. Só na capital capixaba algumas hospedarias já registram ocupação de 90%. As informações são do Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagem, o SindiHotéis.
Para o Carnaval de Vitória, que acontece nesse fim de semana (21 a 23), a média de ocupação nos hotéis está em torno de 65% na Grande Vitória. Porém, esse percentual pode aumentar, já que muitas pessoas procuram vagas de última hora.
Agora, para a primeira semana de março, quando acontece o Carnaval oficial do país, a média atual é de 80%. Alguns hotéis alcançam 90% de ocupação.
Segundo o presidente do SindiHotéis, Attila Miranda Barbosa, a expectativa para esse período é de 90% na Grande Vitória. Ainda de acordo com ele, o fator clima contribui e a praia atrai muitos visitantes. Esse tipo de perfil, normalmente, reserva datas próximo da viagem.
Guarapari também é muito procurada nesse verão, com média de ocupação de 73%. A expectativa também é de 90% no Carnaval, já que a procura segue alta e ainda faltam alguns dias para a festa.
Do mesmo modo, a região de Iriri, em Anchieta, está com média de ocupação de 75%. A expectativa também é a mesma das outras localidades.
Além dos destinos tradicionais para essa época, a região serrana também está com média alta. A cidade de Santa Teresa registra 70% de ocupação. De acordo com o SindiHotéis, a região é muito procurada por pessoas em busca de locais mais tranquilos com temperaturas mais amenas.
Um dos atrativos que chama a atenção dos turistas é o Santo Boteco. Um evento com atrações gastronômicas e musicais.
Todo evento tem um impacto significativo na economia local, impulsionando diversos setores, especialmente o turismo e a hotelaria. O aumento na taxa de ocupação reflete diretamente no aquecimento do comércio, na geração de empregos temporários e na movimentação dos meios de hospedagem. Além disso, a realização dessas festividades fortalece a imagem da Grande Vitória como um destino atrativo para turistas, fomentando investimentos e novas oportunidades no setor.