Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Compartilhe

Em uma votação unânime, o deputado Marcelo Santos, do União, foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales, para o biênio de fevereiro de 2025 a janeiro de 2027. A eleição ocorreu na tarde desta segunda-feira, 3, no Plenário “Dirceu Cardoso”, onde a chapa única, composta por 10 integrantes, recebeu os votos de todos os 30 deputados presentes, comprovando toda a sua caminhada em defesa aos seus pares.

 

A reeleição de Marcelo Santos foi amplamente discutida entre os parlamentares e o governador Renato Casagrande, o que garantiu sua continuidade na presidência. Essa é a primeira vez na história que Cariacica, cidade representada por Santos, tem um deputado ocupando a presidência da Casa de Leis Estadual e de forma consecutiva.

 

Além de Marcelo, foram eleitos Hudson Leal (Republicanos), como primeiro secretário e Janete de Sá (PSB), reeleita como segunda secretária. A chapa foi a única inscrita, e os votos dos integrantes foram automaticamente computados, embora todos tenham confirmado sua escolha de forma verbal, durante a sessão.

 

Durante a votação, os parlamentares elogiaram a gestão de Marcelo nos últimos dois anos, destacando sua defesa das prerrogativas dos deputados, a manutenção da harmonia entre os Poderes, a reforma na Torre Legislativa, a preparação de um concurso público para a Casa e ações voltadas à valorização dos servidores públicos.

 

A sessão foi conduzida pelo Delegado Danilo Bahiense (PL), com Janete de Sá (PSB) atuando como primeira secretária e João Coser (PT) como primeiro secretário. Após a votação, Bahiense anunciou a vitória de Marcelo Santos, que, junto aos novos membros da Mesa Diretora, assinou o termo de posse.

 

E após a cerimônia de posse, o novo líder do Executivo na Casa, Vandinho Leite (PSDB), convidou Marcelo Santos e os demais integrantes da Mesa Diretora para uma reunião com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta, programada para às 17 horas.

 

Mesa diretora eleita:

Titulares:

Presidente: Marcelo Santos (União) – 1º secretário: Hudson Leal (Republicanos) – 2ª secretária: Janete de Sá (PSB)

 

Suplentes:

1º vice-presidente: Dary Pagung (PSB) – 2º vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)

3º vice-presidente: Alexandre Xambinho (Podemos) – 3º secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)

4ª secretária: Iriny Lopes (PT) – 5ª secretária: Raquel Lessa (PP) – 6º secretário: Coronel Weliton (PRD)

 

MARCELO SANTOS: Trajetória e Conquistas na Política Capixaba

 

Marcelo Santos, formado em Administração e Direito, possui uma sólida formação acadêmica, incluindo uma pós-graduação em Direito Político e uma extensão universitária em Integração de Competências no Desempenho de Atividades Judiciárias com Usuários e Dependentes de Drogas pela Universidade de São Paulo – USP.

 

Em sua carreira profissional, Santos atuou em diversas funções, incluindo a assessoria da presidência da Companhia Docas do Espírito Santo – Codesa e como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Ele, também, foi diretor de Cultura e Esporte, na Prefeitura de Cariacica, onde contribuiu para o desenvolvimento de políticas culturais e esportivas na cidade.

 

Com especialização em Direito Público e ênfase em Gestão Pública, Marcelo Santos é capacitado para o ensino no Magistério Superior. Sua experiência política inclui um mandato como vereador em Cariacica, de 1996 a 2000. Atualmente, ele está em seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual e ocupa a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, pela segunda vez.

 

Nas eleições de 2022, Marcelo Santos obteve 41.627 votos, consolidando sua posição como uma figura influente na política capixaba.

 

                      Fotos: Arquivo Marcelo Santos


Compartilhe