Setor de serviços do ES cresce acima da média nacional

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Segundo Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE analisada pelo Connect Fecomércio, segmento capixaba cresceu 6% de janeiro e novembro, quase o dobro dos 3,2% da expansão nacional

setor de serviços do ES cresce acima da média nacional. O segmento capixaba acumulou 6% de crescimento entre janeiro e novembro de 2024, quase o dobro da expansão da movimentação nacional, que foi de 3,2% no período.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) apontou ainda que houve aumento de 3,8% nas atividades ao comparar novembro de 2024 e o mesmo mês de 2023, enquanto o percentual brasileiro foi de 2,9%.

Com isso, o indicador do setor está em 114 pontos (acima de 100 é considerado satisfatório para o consumidor). O dado nacional é de 107,7 pontos.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da PMS, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os segmentos que se destacaram no Espírito Santo foram o de serviços prestados à família (alimentação fora do lar, atividades de lazer e outras atividades como bares, restaurantes, academias e salões de beleza) e o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (que inclui movimentação de cargas e passageiros, operações logísticas, armazenagem, manuseio e distribuição de produtos, além de serviços postais e de entrega de encomendas).

O primeiro segmento teve 9,6% de aumento na variação interanual (comparação de novembro de 2024 com o mesmo mês de 2023), já o segundo cresceu 6,3%. Ao analisar a variação acumulada de janeiro a novembro de 2024, o setor de transportes ampliou suas atividades em 9,4%, a maior expansão do país.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, a liderança na variação acumulada no segmento de transportes capixaba reforça a relevância como polo logístico no Brasil. “Esse resultado consolida o estado como um exemplo de desenvolvimento no setor”, frisou Ana Carolina Júlio.

Quanto aos serviços prestados à família, a coordenadora acredita que o setor serve como termômetro da confiança do consumidor e como alavanca para outras atividades econômicas, como o turismo e o entretenimento.

“Esse aumento indica não apenas um bom momento atual, mas também perspectivas de crescimento futuro à medida que o poder de compra das famílias se estabiliza”.

Segundo estimativas da equipe Connect, o setor de serviços capixaba movimentou R$ 3,9 bilhões em novembro e R$ 4,2 bilhões em dezembro de 2024.

Para o primeiro bimestre deste ano, a previsão é que o setor de serviços capixaba movimente R$ 7 bilhões, com um leve crescimento de 0,24% em relação a 2024, sendo R$ 3,6 bilhões em janeiro e R$ 3,3 bilhões em fevereiro.

Essa trajetória sugere uma possível adaptação no comportamento de consumo das famílias, com maior planejamento e distribuição dos gastos ao longo do período, bem como ajustes estratégicos por parte do setor de serviços para atender às novas dinâmicas de demanda. Essa recuperação, ainda que moderada, reflete sinais de estabilização econômica e confiança crescente dos consumidores. Ana Carolina Júlio, coordenadora Connect Fecomércio-ES


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