Comer a cada 3 horas realmente emagrece?

Compartilhe

Quem nunca ouviu falar que comer de 3 em 3 horas é o ideal para o emagrecimento?  Essa é uma orientação nutricional muito conhecida pelas pessoas, mas será que isso realmente funciona para a perda de peso?

Afinal, emagrece ou não?

Essa recomendação pode beneficiar pessoas que não têm controle sobre a alimentação e têm o desejo de perder peso, mas ela deve ser aliada a uma dieta equilibrada e com déficit calórico prescrita por um nutricionista habilitado. Veja alguns benefícios dessa prática:

Organização e mudança no estilo de vida

Criar uma padrão alimentar com horários fixos facilita a adesão à dieta e contribui com a regulação do relógio biológico. Isso aumenta a organização alimentar e impede que a pessoa fique muito tempo sem comer, além de evitar as famosas beliscadas entre uma refeição e outra que acabam adicionando calorias extras no dia.

Dessa forma, comer a cada 3 horas surgiu como uma forma de incentivo para a mudança no estilo de vida, provocando uma maior organização na rotina da pessoa que está em busca da perda de peso.

Controle da fome

Essa recomendação geralmente é dada a pessoas que têm o costume de passar muito tempo sem comer, o que acaba gerando uma fome além do normal para a próxima refeição, fazendo-a comer mais do que realmente precisa.

Depois de um tempo comendo sempre na mesma hora, o corpo passa a se acostumar com esse padrão e a fome fica mais controlada, aparecendo apenas próximo ao horário das refeições.

Consumo adequado de calorias

Não ter uma organização pode acabar gerando o consumo de calorias em excesso por estar sempre com fome, o que acaba atrapalhando o processo de emagrecimento. Ao fazer essa divisão, as calorias necessárias para o seu objetivo são fracionadas de uma forma equilibrada entre mais refeições, evitando pratos muito calóricos e períodos de grande fome. 

Lembrando que a prática não é obrigatória e pessoas que têm uma rotina mais corrida não conseguem ter essa disponibilidade de horários. Por isso a definição deve variar de acordo com a realidade e objetivo de cada um.

 

 

 

 

 

 

Amanda Vidal, nutricionista clínica especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular

Compartilhe