Auriculoterapia: UBS de Cariacica oferece tratamento alternativo para dores e controle da obesidade
Em busca de uma abordagem mais holística (que considera o bem-estar físico, mental e emocional de forma integrada), as Unidades de Saúde de Cariacica disponibilizam uma variedade de Terapias Integrativas (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, que englobam métodos terapêuticos naturais aliados ao tratamento convencional). Essas práticas complementam o cuidado de doenças como estresse, ansiedade, dor crônica e problemas respiratórios, oferecendo suporte adicional para o bem-estar dos pacientes.
Entre as opções disponíveis, destacam-se a shantala, uma técnica de massagem para bebês que promove relaxamento e fortalecimento dos vínculos; o uso de florais, que visa equilibrar emoções através de essências naturais; oreiki, uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalizar energia e promover o bem-estar físico, mental e emocional; e a auriculoterapia, que estimula pontos na orelha para tratar diversas condições de saúde.
Foi justamente a auriculoterapia o tratamento escolhido pela dona de casa Núbia Silvano, 43 anos, moradora do bairro São Francisco, para tratar fortes dores no corpo. “Eu sinto dores no corpo e auriculoterapia foi um divisor de águas na minha vida. Eu gosto muito. Quando a profissional trouxe essa opção de tratamento alternativo, logo me adaptei, e está sendo muito eficaz para mim”, disse.
Além da dona de casa, seu filho de 11 anos também faz o acompanha na UBS, mas, no seu caso, para auxiliar no tratamento de obesidade.
Para acessar esses serviços, os usuários passam por uma avaliação inicial e, caso o profissional identifique a necessidade, a prática será recomendada. O objetivo é proporcionar um atendimento que contribua para a saúde e a qualidade de vida da comunidade. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) estão disponíveis em diversos equipamentos de saúde municipais, que contam com profissionais capacitados para realizar os atendimentos.
Confira os locais onde cada prática é oferecida:
Auriculoterapia: UBS Oriente, UBS São Francisco, UBS Santa Bárbara, UBS São João Batista, UBS Itapemirim, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Bela Vista, UBS Rio Marinho, UBS Jardim Botânico, UBS Nova Canaã, UBS Porto de Santana, UBS Santa Fé, Centro de Referência em IST/AIDS, CAPS I e Secretaria de Saúde.
Reiki e Shantala: UBS Santa Fé
Terapia Floral: UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, UBS Valparaíso, UBS São João Batista, UBS Porto de Santana, UBS Rio Marinho, UBS Santa Fé, UBS Bela Vista e UBS Bela Aurora.
Capacitação
A oferta da auriculoterapia será ampliada para outros locais, e para isso, novos profissionais estão participando de capacitações oferecidas pela Secretaria de Saúde. A prática também será introduzida no Pronto Atendimento de Nova Rosa da Penha, Flexal II e nas unidades de Itaquari, Santana, São Geraldo, além da equipe do Consultório de Rua.