Hospital e Maternidade de Guarapari ganha 52 novos leitos
A unidade vai passar dos atuais 98 leitos para 150 destinados exclusivamente para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)
O investimento estadual é de R$ 4,46 milhões por mês para o atendimento da população de Guarapari e dos demais municípios da Região Metropolitana e da Região Expandida Sul Capixaba.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o novo contrato entre a pasta junto à unidade vai contemplar mais:
– 30 leitos de Enfermaria Adulto;
– 10 leitos de Salas Vermelhas;
– 2 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO);
– 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.
Ainda de acordo com a Sesa, os 10 leitos de UTI Adulto fazem parte da segunda etapa de ampliação a ser disponibilizada a partir de novembro. Já os outros 42 leitos estão disponíveis para a Regulação Estadual desde início do mês de outubro.
Estão previstos investimentos em equipamentos hospitalares. O aporte financeiro nesta ação foi de R$ 11,76 milhões.
A novidade no hospital, também conhecido como Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA) de Guarapari, foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em reunião realizada no Palácio Anchieta nesta terça-feira (22).
“Os moradores de Guarapari e de toda a região precisavam de um hospital geral. Por isso, decidimos fazer esse investimento para ampliar o número de leitos para atender o SUS. É uma unidade de porte médio para grande, adequado para atendermos bem a população e que a gente contribui na transformação de Guarapari em um grande centro. Um bom serviço de saúde ajuda no turismo e na qualidade de vida de quem mora ali”, pontuou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, falou sobre a importância deste investimento para a região como um todo.
“Estivemos visitando a unidade recentemente e a infraestrutura do hospital é excelente. O hospital é belo, acolhedor e preparado para atender com qualidade ao paciente do SUS. É uma parceria importante com o Hifa que atende a uma demanda antiga da população daquela região”, afirmou o secretário.