Capixaba concorre a prêmio de melhor sub-21 do mundo; veja a lista
Natural de São Mateus e titular da Seleção Brasileira nos dois últimos jogos, atacante Savinho, de 20 anos, está entre os finalistas ao prêmio Golden Boy
A lista dos 25 finalistas do Golden Boy, prêmio foi criado pelo jornal italiano Tuttosport e entregue os melhores jogadores do mundo com menos de 21 anos de idade, foi divulgada nesta quinta-feira (17), com a presença de dois brasileiros.
O capixaba Savinho, do Manchester City, e o ex-palmeirense Endrick, do Real Madrid, concorrem ao troféu. O vencedor vai ser anunciado no dia 4 de dezembro.
SAVINHO EM ALTA
Primeiro, o jornal italiano divulga 20 atletas indicados ao prêmio. Nesta primeira lista, o único brasileiro é Savinho.
O atacante é natural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Fez as categorias de base e virou profissional no Atlético-MG, que o vendeu ao City Football Group por 6,5 milhões de euros em junho de 2022. Na Europa, Savinho foi emprestado primeiro ao PSV Eindhoven, da Holanda, e depois ao Girona, da Espanha, onde acabou se destacando na temporada passada.
Na atual temporada, foi incorporado ao elenco do poderosos Manchester City e recebe elogios constantes do técnico Pep Guardiola. Savinho também virou titular da Seleção Brasileira nos dos últimos jogos, contra Chile e Peru, ambos pelas Eliminatórias.
ENDRICK NA SEGUNDA LISTA
Na segunda lista, foram incluídos mais cinco jovens, entre eles, Endrick, 18 anos, hoje na reserva do Real Madrid.
No ano passado, por exemplo, Yamal era um desses nomes incluídos na segunda lista e aparecer como convidado não significa ter menos chances de ganhar a premiação.
Em junho deste ano, o Tuttosport havia divulgado uma lista com 100 indicados ao prêmio. Essa primeira versão tinha quatro brasileiros. Além de Endrick e Savinho também estavam na disputa Vitor Roque, que na época estava no Barcelona, mas foi emprestado ao Real Bétis, e Ângelo, que no momento da indicação estava no Strasbourg mas logo depois foi para o futebol árabe e atua pelo Al-Nassr.
ATUAL CAMPEÃO É DO REAL MADRID
O atual campeão do troféu é colega de equipe de Endrick no Real Madrid, o meio campista Jude Bellingham, que levou o prêmio em 2023.
Desde a criação do Golden Boy, em 2003, apenas dois brasileiros já conseguiram vencer. E isso aconteceu em dois anos consecutivos. Primeiro em 2008, com Anderson, que jogava no Manchester United, e no ano seguinte quando Alexandre Pato, que atuava no Milan, levou o troféu.