Dia Mundial da Obesidade: Maneiras de lidar com o excesso de peso de forma saudável
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e combater o estigma social a respeito desse problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Obesidade que é celebrado todos os anos no dia 04 de março.
A obesidade é uma doença multifatorial que se refere ao acúmulo excessivo de gordura corporal, podendo ser fator de risco para demais distúrbios como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Por esse motivo, a obesidade precisa ser tratada considerando não apenas o indivíduo, mas sim o contexto social e econômico que essa pessoa está envolvida.
Manter um peso saudável inclui uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, um sono de qualidade e um bom manejo do estresse. Sabendo disso, as medidas de prevenção devem ser focadas em estratégias que considerem todo o contexto para tornar a alimentação saudável e a vida ativa acessíveis para todos os cidadãos.
- Focar na mudança do estilo de vida
Quando perder peso é o único objetivo ou o foco principal, os meios para alcançar essa meta podem se distanciar de atitudes saudáveis, o que acaba criando outro problema ainda maior. Independente de obter resultados aparentes em relação ao peso, as mudanças no estilo de vida devem ser valorizadas, ainda que pareçam pequenas.
Iniciar uma atividade física, mesmo que não seja na intensidade ideal ainda, mas que pode ser ampliada ao longo do tempo, é bem melhor do que não praticar nenhum exercício. O mesmo vale para a alimentação saudável: começar a melhorar a qualidade dos alimentos do seu prato já é melhor do que não fazer mudança alguma.
- Cuidar da sua saúde emocional
A maneira como o problema é visto pela sociedade pode acabar levando a estereótipos e discriminação. Justamente nesse ponto é evidente como os aspectos sociais e psicológicos do indivíduo podem ser afetados para além da questão física.
Abusos físicos e/ou verbais ainda são comuns às pessoas com obesidade, reforçando o estigma de que a doença está relacionada à falta de vontade e desleixo. Nesses casos, ao invés de estimular mudanças, esses preconceitos desmotivam e até promovem uma piora do quadro, principalmente do ponto de vista emocional. Por isso, o acompanhamento com uma equipe profissional capacitada é fundamental para os cuidados tanto da sua saúde física quanto emocional.
- Abandonar o imediatismo
Com o objetivo de alcançar o emagrecimento rapidamente, muitas pessoas acabam estabelecendo metas extremamente elevadas e às vezes inatingíveis. Dessa forma, acabam ficando frustradas com a falta de resultados e desistem do processo.
Estabelecer propostas mais claras e possíveis de serem concretizadas ajuda na busca pela mudança de hábito e pode contribuir para evitar desapontamento. Lembrando que o ganho de peso não aconteceu de uma hora para outra, então não há motivo para que a perda dele seja rápida também.
Mesmo uma perda de 5 a 10% do peso corporal já promove benefícios para a saúde, uma vez que pode provocar melhora nos principais fatores de risco, como por exemplo: redução da pressão arterial, redução do risco cardiovascular, do colesterol e da glicemia, entre outros.
Amanda Vidal, nutricionista clínica especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular