Futura: saúde e segurança são prioridades para eleitores de Vitória
Eleitores ouvidos pela pesquisa também apontaram quais os serviços públicos da cidade de Vitória que mais utilizam.
Quais devem ser as prioridades do próximo prefeito de Vitória? Os eleitores da Capital deram essas respostas, de maneira espontânea e com mais uma opção de resposta, na pesquisa da Futura no projeto 100% Cidades, que ouviu 600 eleitores entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro.
Para 47,5%, a prioridade é melhorar a saúde. Para 41,9%, a prioridade é melhorar a segurança pública. A educação vem em terceiro, com 39,6%.
Depois, vem a melhora do transporte coletivo, que é importante para 5%. Infraestrutura é importante para 4,7%, saneamento básico para 4,1%, mobilidade urbana para 3,9%, apoio aos bairros carentes para 3,6%.
Com a mesma porcentagem, 3,4%, pontuam melhorar o trânsito e melhorar a pavimentação das ruas. Melhorar o posto de saúde é importante para 2,3%, enquanto a construção de um posto de saúde foi citada por 1,6%.
Construir creches é prioritário para 1,4%, o cuidado com o meio ambiente para 1,2%. Mais assistência social e o incentivo ao turismo foram citados, ambos, por 1% dos entrevistados.
Diminuir o desemprego foi mencionado por 0,9%, melhorar a coleta de lixo e a limpeza pública por 0,7%. A criação e a geração de empregos foi mencionada por 0,7%, melhorar a administração por 0,5%.
Com a mesma porcentagem, 0,5%, estão mais policiamento, o combate às drogas e ao tráfico de drogas e mais médicos. Festas são prioridade para 0,4%, que é a mesma porcentagem que acha que a prioridade é acabar ou diminuir a corrupção. Outras tópicos foram citados por 18,8% dos entrevistados e 6,8% não souberam responder.
Avaliação dos serviços públicos
Os entrevistados pela pesquisa Futura também avaliaram os serviços públicos em Vitória. Na pesquisa estimulada, eles disseram o que pensam sobre: água e esgoto, educação, saúde, segurança e transporte público.
Para 61,1% dos eleitores, os serviços de água e esgoto são bons ou ótimos. A parcela que os considera regular é de 25,4% e os que consideram ruins ou péssimos são 11,8%.
Educação é bem-avaliada por 49,5%, vista como regular por 35,6% e mal-avaliada por 10,1%. Saúde agrada 45,9%, fica na média para 34,9% e desagrada 17,6%.
A segurança pública é um ponto de atenção: 24,1% consideram que ela está boa ou ótima, 36,9% qualificam a área como regular e 37,2% avaliam como ruim ou péssima.
Acerca do transporte público, 38% classificam como bom ou ótimo, 28,1% como regular e 25,9% como ruim ou péssimo.
Eleitores dizem quais serviços utilizam
Em Vitória, a maior parte da população identifica que utiliza serviços de saneamento básico, saúde, transporte público e segurança. A pesquisa perguntou quais serviços os entrevistados utilizam, apresentando opções.
Saúde foi o item mais escolhido: 71,4% disseram utilizar os serviços. Em segundo lugar veio o transporte público, mencionado por 63%. O saneamento básico ficou quase empatado, citado por 61%.
A segurança chamou a atenção de 59,2% e 41,8% disseram utilizar serviços de educação. Apenas 3,1% declararam que não utilizam serviços públicos e 0,7% não souberam responder.
Metodologia
Ao todo, foram ouvidos 600 eleitores, de 16 anos ou mais, de 26 de agosto a 2 de setembro de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-02819/2024.