Quase 20 mil fraudes online são registradas no ES em 2024
De acordo com o estudo, os prejuízos com este tipo de golpe no Estado soma mais de R$ 25 milhões. Em todo o país, mais de R$ 1 bilhão foi perdido
Um estudo da empresa ClearSale mostrou que no primeiro semestre de 2024, foram registradas quase 20 mil tentativas de fraude em compras com cartões de crédito no ambiente online no Espírito Santo. No Brasil, o número infla para 1 milhão.
De acordo com o estudo, os prejuízos com este tipo de golpe no Estado somam mais de R$ 25 milhões. Em todo o país, mais de R$ 1 bilhão foi perdido.
Os golpes geralmente ocorrem no ambiente online, quando consumidores disponibilizam seus dados pessoais e de cartões de crédito, que são clonados pelos fraudadores.
Outra forma é quando uma pessoa paga por um produto ou serviço que nunca é entregue, por meio de links fraudados.
Uma das vítimas desse tipo de golpe, foi a autônoma Mirelle Lígia, que relata que teve o cartão de crédito clonado duas vezes durante o pagamento de compras online.
“Eu fiz um pagamento online por um link enviado, e você sempre acha que está seguro, porque a pessoa gera o link naquele momento. E a segunda vez, depois de um ano e meio mais ou menos, para minha surpresa, novamente. Em uma dessas compras online, que eu amo fazer, mas tomei as providências”, relatou.
O professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jadir Eduardo Souza Lucas, explica que uma das formas de se precaver deste tipo de prática é apostar em cartões virtuais.
“Crie cartões virtuais e esses cartões virtuais podem ser deletados após a compra. Existe um aplicativo chamado carteira, onde você pode registrar o seu cartão no aplicativo, mas aí é para compras em ambientes físicos”, explicou.
Ainda segundo ele, é necessário estar atento a links e promoções suspeitas na internet, principalmente para evitar uma prática conhecida como “fishing”.
Esse tipo de golpe costuma ser realizado por e-mails e mensagens de SMS, que têm como objetivo induzir a vítima ao erro e fazer com que perca dinheiro e informações em transações fraudulentas.
“É uma forma de pescar a pessoa para que ela seja roubada. Normalmente eles fazem por e-mails ou notificações por SMS dizendo que uma compra foi aprovada. Isso é um fishing, uma isca, você pode cair nessa isca”, informou.