Democracia e SUS são temas centrais de conferência de Saúde
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, nesta quinta-feira (6) foi realizada a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGTES), no auditório da Faculdade Pio XII, em Campo Grande.
O evento começou com palestra seguida de formação de grupos para discussão de temas relacionados à democracia e ao Sistema Único de Saúde (SUS), para posterior escolha dos delegados que irão compor a etapa microrregional da 4ª CNGTES e a elaboração do relatório final nos prazos previstos pelo Conselho Nacional de Saúde.
Estiveram presentes o subsecretário de Saúde de Cariacica, Paulo Reblin; vice-presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Jamila Bonfá; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Rita Delbone e, como palestrante convidada, a professora doutora Elda Coelho Bussinger, que também é presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética, além de representantes do conselho de saúde.
“A conferência tem um nome que permeia a democracia. Sem ela, nada disso seria possível. Esse debate é muito amplo e vasto, tanto para nós, que somos trabalhadores da saúde, quanto para quem utiliza o SUS, ainda mais em tempo de doenças respiratórias e da pandemia que passamos”, alertou o subsecretário de Saúde Paulo Reblin.
Vice-presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Jamila Bonfá parabenizou a equipe de Saúde de Cariacica. “É importante que a gente continue lutando pelo SUS, uma ferramenta de garantia pela democracia. Parabenizo a todos vocês pela condução desse trabalho”.
“O SUS é algo que nos une. E nós o ajudamos a construir. E, parafraseando o hino de Cariacica, minha história se mistura ao legado do SUS. Hoje, com o SUS, com a Constituição, nós podemos exigir um leito, um medicamento. O SUS é um patrimônio nacional e precisa ser muito protegido”, afirmou Elda Bussinger.
A conferência aborda os seguintes assuntos:
-
- Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade;
-
- Analisar a situação do trabalho e educação na saúde no âmbito municipal/regional, estadual e nacional;
-
- Mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS e das condições de trabalho;
-
- Debater e formular diretrizes e propostas, no âmbito do município, em relação ao tema e aos eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde, analisando as prioridades locais, com o compromisso de serem incorporadas no Plano Municipal de Saúde, incluindo os demais instrumentos de gestão e orçamentários;
-
- Eleger pessoas delegadas para participar da Etapa Microrregional da 4ª Conferência Nacional de Gestão e Educação na Saúde;
- Elaborar o relatório final nos prazos previstos pelo Conselho Nacional de Saúde.