Conscientização sobre a fibromialgia em pauta na ALES

Compartilhe

Comissão de Saúde recebe especialistas para esclarecer sobre a síndrome caracterizada por dores crônicas generalizadas

 

A fibromialgia será assunto da próxima reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (Ales), nesta terça-feira (14), às 9 horas, no Plenário Rui Barbosa. O colegiado presidido pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) recebe profissionais da medicina para discorrer sobre o tema.

Em 12 de maio se celebra o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, instituído por lei federal, e também o Dia Mundial, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A doença é uma síndrome reumatológica que causa dores, fadiga, indisposição e distúrbio do sono. Segundo estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há no Brasil cerca de 4 milhões de pessoas com a doença, que atinge principalmente as mulheres (75 a 90%, segundo o levantamento). Não há dados sobre o Espírito Santo.

Uma das palestrantes, a coordenadora do Grupo Capixaba de Fibromialgia, Estela Almeida Barth Machado, foi diagnosticada com a doença em 2018. Ela vai falar sobre a importância e as ações do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia.

Atropelamento de animais

Ainda na terça-feira, a partir das 16 horas, acontece o primeiro adesivaço da campanha Eu Paro para Animais. Trata-se de uma ação promovida pela Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais, colegiado presidido pela deputada Janete de Sá (PSB). A campanha faz parte do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

A atividade, que acontecerá em frente à Ales, distribuirá adesivos para serem fixados nos veículos e informações sobre a necessidade de cuidados no trânsito, não somente com as pessoas, mas também com os animais que trafegam pelas vias urbanas e rodovias pelo estado.

De acordo com informações coletadas pela Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais, em 2023, no município da Serra (ES), houve 3 mil ocorrências de atropelamentos, sendo 1.200 de animais. O colegiado aguarda informações sobre outros municípios.

Confira a agenda da semana – 13 a 16 de maio*

Segunda-feira (13)
15h – Sessão ordinária híbrida – Plenário Dirceu Cardoso.

Terça-feira (14)
9h – Reunião ordinária da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa.
13h30 – Reunião ordinária híbrida da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso.
15h – Sessão ordinária híbrida – Plenário Dirceu Cardoso.
16h – Adesivaço da campanha Eu Paro para Animais. Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais – em frente à Assembleia Legislativa.

Quarta-feira (15)
9h – Sessão ordinária híbrida – Plenário Dirceu Cardoso.
14h- Audiência Pública da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Dirceu Cardoso.
19h – Audiência pública da Comissão de Saúde – Câmara Municipal de Linhares.

Quinta-feira (16)
18h – Reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização dos Programas Habitacionais do Espírito Santo – Barra do Riacho, Aracruz.
19h – Sessão solene em homenagem às mães policiais – Plenário Dirceu Cardoso.
19h – Audiência pública da Comissão de Saúde – Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Sexta-feira (17)
9h – Sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Gari – Plenário Dirceu Cardoso.

 

*Agenda sujeita a alterações


Compartilhe