VÍDEO | Briga entre 3 estudantes na porta da escola vira caso de polícia em Vitória
A confusão envolveu alunos de 13, 14 e 16 anos. Um ficou ferido e os outros dois foram levados para a delegacia, e acabaram transferidos de escola
Uma briga envolvendo três adolescentes de uma mesma escola, de 13, 14 e 16 anos, se tornou caso de polícia na Grande São Pedro, em Vitória, na última quarta-feira (12). Dois menores foram detidos e levados para a delegacia. Eles alegaram que estavam se defendendo e, após a confusão, foram transferidos de escola.
Em um vídeo gravado por alunos da instituição, que é da rede pública estadual, é possível ver quando um dos estudantes é empurrado por outro na porta do colégio. Ele revida a agressão com golpes usando um pedaço de madeira. Um terceiro adolescente também aparece nas imagens desferindo várias pauladas.
Os dois primeiros estudantes envolvidos na briga chegam a cair no chão, mas logo um policial militar aparece e separa. Os três adolescentes estudam na mesma sala no colégio.
O pai de um dos garotos, o de 14 anos, precisou comparecer à Delegacia Especializada para liberar os adolescentes. Ele relata que ficou sabendo do ocorrido na escola e também por meio de vídeos.
“Meu tio me ligou falando sobre o ocorrido, eu fiquei preocupado e vim saber como ele estava. Soube aqui e através de uns vídeos também e fui atrás dele na delegacia”, contou o pai.
O filho dele, de 14 anos, contou ao pai que se envolveu na confusão para ajudar o primo.
“O que ele me falou, na serenidade, é que foi ajudar o primo dele, o correto, porque o primo dele é criança, 13 anos. Um marmanjo daquele foi querer bater no primo dele. Ele, com instinto de uma pessoa que precisa se defender, foi defender o primo”, disse.
Os dois adolescentes apontados como os agressores assinaram um termo circunstanciado e foram liberados com a presença do responsável na delegacia.
Aluno de 16 anos teve corte na testa
O estudante de 16 anos acabou sofrendo um corte na testa e, de acordo com a Polícia Militar, recebeu atendimento médico e foi liberado do Pronto-Atendimento.
A Polícia Civil informou que os dois adolescentes conduzidos à Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle) assinaram Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal.
Após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público quando solicitado, os adolescentes foram reintegrados à família.
Já a Superintendência Regional de Educação de Carapina informou que a escola, de imediato, adotou os procedimentos, conforme prevê o Regimento Comum das Escolas, acionou as famílias dos alunos envolvidos para dialogar e passar as devidas orientações acerca da conduta no ambiente escolar.
Dois estudantes foram transferidos de escola
Os dois alunos de 13 e 14 anos foram transferidos para outra instituição escolar após a briga. O pai do adolescente afirma que aprova a medida.
“Os dois foram transferidos hoje para evitar problema, evitar tumulto. O menino, não sei onde ele mora, pode vir esperar na porta da escola, ocasionar outra confusão dessas, melhor evitar”.