Rio Branco monta elenco forte para Capixabão 24
A diretoria do Rio Branco (ES) segue no mercado da bola para qualificar o elenco capa-preta visando a temporada 2024, a primeira sob o comando da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).
O plantel já tem confirmados 17 atletas contratados e à disposição do técnico Rodrigo César: goleiros Neguete e Pedro Henrique, zagueiros Gustavo Carbonieri, Pedro Botelho e Igor Caldeira, laterais Augusto Potiguar, João Paulo e Bruno Moura, volantes Ferrugem, Klauber e Jonata, meias Bruno Cosendey, João Prado e Edinho, e os atacantes Kieza, Matheus Costa, Maranhão e Rodrigo Carioca. O elenco do Rio Branco se apresenta nesta sexta-feira (01) para dar início à pré-temporada visando o Capixabão, Copa Verde e Copa ES. A estreia do Brancão no Estadual é no dia 20 de janeiro, fora de casa, contra o Porto Vitória.
Rodrigo César tem 35 anos e já é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol capixaba. Em apenas dois anos, soma dois títulos consecutivos da Copa ES (Vitória, em 2022; e Serra, em 2023) e um vice-campeonato Estadual (pelo Vitória). O técnico chega ao capa-preta para a disputa do Capixabão, Copa ES e Copa Verde – competições estaduais e nacionais que estão no calendário do clube para a próxima temporada.
Contratação do atacante Kieza empolga a torcida
Ao anunciar a contratação do atacante Kieza o Rio Branco SAF empolgou a sua torcida que vê na chegada do jogador a esperança de muitos gols. Kieza é capixaba, natural de Vitória, e tem uma carreira vitoriosa no futebol. O atacante conquistou estaduais pelo Botafogo, Bahia e Náutico. Atuando pelo clube pernambucano – onde é ídolo da torcida – o atacante também foi artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011, com 21 gols. Além de jogar no futebol Chinês, autuou no Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta, Náutico, Fluminense e Floresta-CE.
Volante Ferrugem também retorna ao ES
Repatriando craques que deixaram o futebol capixaba para brilharem pelos campos do Brasil o Rio Branco anunciou o volante Ferrugem, 35 anos. O jogador Capixaba ganhou grande destaque no futebol nacional, disputando o Brasileirão pelo Corinthians, Ponte Preta, Figueirense e Sport. O atleta estava no Cascavel-PR, onde foi um dos principais nomes da equipe na histórica campanha de vice-campeão paranaense. Ferrugem jogou no Vissel Kobe, do Japão, Sport e Figueirense, onde também passou com destaque.
Bruno Cosendey chega como grande reforço
Considerado um dos mais importantes reforços para a temporada meio-campista Bruno Cosendey, ex-Vasco e Criciúma. Cosendey tem 26 anos e estava no Brasiliense, sendo um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D. Formado no Vasco, sendo destaque em todas as categorias da base cruz-maltina. As atuações renderam convocações para a Seleção Brasileira Sub-20 e a profissionalização em 2017. O meia disputou a Série A do Brasileirão e deixou o clube carioca no início de 2020.
Maranhão chega com promessas de gols
A chegada do atacante Maranhão ao Rio Branco demonstra o desejo da diretoria em formar um time com experientes jogadores em praticamente em todas as posições. Maranhão tem 33 anos e sempre se destacou por ser um atleta veloz, driblador e referência em assistências nos clubes por onde passou. Revelado pelo Bahia, Maranhão atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Goiás, Athletico Paranaense, Criciúma, Fluminense e Chapecoense. Ele também defendeu o Cruz Azul, do México. No currículo, o atacante possui atuações na Série A do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Sul-americana.
João Paulo é a experiência na lateral-esquerda
O nome da vez é João Paulo, experiente lateral-esquerdo que já defendeu equipes como Fluminense, Avaí, Paysandu, Bahia e Ponte Preta. João Paulo tem 33 anos e foi revelado pelo Fluminense, onde foi profissionalizado em 2009 e atuou na equipe principal, João Paulo ganhou experiência nas séries D, C, B e A do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Após deixar o clube carioca, o lateral atuou por empréstimo no Figueirense, Ponte Preta, Criciúma e Náutico. Ao fim do vínculo com o Fluminense, João Paulo acertou com o Tombense e ainda passou por Bahia, Avaí, CRB e Paysandu, na temporada passada.
Sócios do Rio Branco constituem SAF e elegem conselheiros
Os sócios do Rio Branco aprovaram, nesta quinta-feira (16), em Assembleia Geral Extraordinária, a constituição oficial da empresa Rio Branco Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que vai gerir o futebol capa-preta nos próximos dez anos. Na ocasião, os associados também elegeram Conselho Fiscal, Conselho de Administração e CEO.
A constituição da empresa e a eleição dos conselhos é mais um passo no processo de concretização deste novo modelo de gestão. Em assembleias anteriores, os sócios aprovaram a adequação do estatuto do clube à lei da SAF e a venda de 90% da empresa para a T2R Sports Ltda. O contrato definitivo deve ser assinado nas próximas semanas.
A T2R Sports Ltda apresentou proposta para investir, no mínimo, R$ 50 milhões em dez anos, dos quais R$ 10 milhões serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento. Também é prevista a quitação total do passivo da instituição.
Para compor o Conselho de Administração do Rio Branco SAF foram indicados os associados Marcos Tadeu Gumiero, Arildo Emiliano Sabadini e Paulo Cesar da Silva Pachêco. Para compor o Conselho Fiscal foram indicados Cassiano Laranja Pereira, Jonathan da Silva Nogueira e Bruno Mian Carlos Lima. Já para ocupar o cargo de CEO foi indicado Paulo Cesar da Silva Pachêco. Todos são do quadro associativo da instituição.
Próximos passos
A partir de agora, iniciam-se os trâmites para aprovação da due diligence, assinatura de contrato para a transferência de 90% das ações da empresa Rio Branco SAF para a T2R Sports e a última Assembleia Geral de Sócios para destituir conselheiros e instituir conselheiros definitivos do Rio Branco SAF (membros da T2R Sports)
Como fica o Rio Branco
Após o contrato ser assinado, a T2R Sports passa a ser acionista majoritária da SAF do Rio Branco, fazendo a gestão do futebol e investimentos necessários para que a estrutura do clube e o futebol capa-preta deem um salto de qualidade. A SAF também possibilitará mais oportunidades de crescimento no mercado financeiro, atraindo mais investidores.
O clube associativo (Rio Branco Atlético Clube) será um sócio relevante na SAF, protegendo as tradições do clube, recebendo dividendos e participando da tomada de decisões no Conselho de Administração.