FUTEBOL CAPIXABA COM E SEM AR

Compartilhe

O Governo do Estado assinou, em 25 de janeiro, o contrato de renovação dos direitos de transmissão e comercialização do futebol capixaba até 2025. Serão investidos R$ 6 milhões no triênio 2023/2025, sem contar os recursos aplicados pelo Banestes. A TV Educativa continuará sendo a única emissora do Estado autorizada a transmitir os jogos.

Em 2023 a TVE irá transmitir as 55 partidas do Capixabão da série A e outras competições organizadas pela federação de futebol. É elogiável a decisão do Governo em valorizar o nosso futebol, é um passo importante, mas precisamos melhorar! É preciso que o empresariado capixaba acredite no projeto e valorize o nosso futebol.

Ao mesmo tempo que elogio o governo, lamento a decisão da direção da RTV, em não destinar uma parte desses recursos para a rádio ES (1.160 AM), emissora que faz parte da RTV, pudesse voltar a transmitir os jogos do capixabão.

Pelo que me lembro, na década de 70, a rádio ficou um período sem transmitir futebol por motivos de estruturação administrativa, retornando em 1975, e não mais deixou de fazer a transmissão. Uma tradição no rádio esportivo do futebol capixaba.

O Governo bem que pode estimular financeiramente outras emissoras de rádio da Grande Vitória e do interior do estado a transmitir o campeonato. Durante a solenidade, no Palácio Anchieta, o governador Casagrande disse “quem não é visto, não é lembrado. Por isso, quando você tem a transmissão ao vivo das partidas, abrem-se possibilidades”.

O campeonato tem a participação de dez times, só na Grande Vitória são seis, é inadmissível que não tenhamos nenhuma emissora de rádio transmitindo o campeonato, afinal de contas, o rádio ainda é o maior veículo de comunicação com o público.

Lembro que, no passado chegamos a ter cinco emissoras transmitindo o futebol capixaba as Rádios Gazeta, Vitória, Tribuna, Capixaba e a Espirito Santo. Sem contar que esporadicamente tínhamos as rádios América, Líder e CBN. Em nenhuma delas se ouve mais a transmissão do futebol capixaba.

Na TVE tem futebol com ar, nas rádios, sem ar.

 


Compartilhe