Modelo de Medicina Hospitalista do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves resulta em economia financeira e qualidade assistencial
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, passou por uma transformação significativa em sua abordagem assistencial ao implementar o modelo de Medicina Hospitalista, em agosto de 2022. Esse novo paradigma, que incorpora médicos hospitalistas na equipe de cuidados, trouxe consigo não apenas uma mudança na dinâmica do atendimento, mas também apresentou resultados notáveis em termos de eficiência financeira e qualidade assistencial.
“Foi uma decisão estratégica, visando uma gestão mais integrada e eficaz do cuidado ao paciente durante sua internação. Ao analisar dados comparativos entre o modelo assistencial atual e o anterior, sem a presença desses profissionais, emergem evidências claras de uma redução importante dos custos associados à assistência médica”, disse o diretor geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.
Em primeiro lugar, o número de saídas hospitalares aumentou, indicando uma gestão mais eficiente dos casos e uma transição mais rápida dos pacientes para ambientes de cuidados menos intensivos. Isso não apenas reflete uma resposta mais ágil às necessidades dos pacientes, mas também contribui para a otimização do uso dos recursos hospitalares.
Para esse cenário, o tempo de permanência hospitalar foi significativamente reduzido. A presença dos médicos hospitalistas, com sua maior disponibilidade e atenção holística sobre os pacientes, possibilitou uma tomada de decisão mais rápida e focalizada. Isso beneficiou os pacientes, proporcionando-lhes uma recuperação mais eficiente, e teve um impacto direto na redução dos custos operacionais associados a períodos prolongados de internação.
“A análise dos dados revela também uma diminuição notável no número de itens prescritos, bem como nos custos associados a esses itens. Ao adotarem uma abordagem baseada em evidências e focada no valor, contribuíram para a otimização do uso de recursos farmacêuticos, reduzindo desperdícios”, completou a diretora técnica do hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares.
Essas mudanças se traduziram em uma redução global de mais de R$ 3 milhões nos custos relacionados à assistência médica. Esse resultado é financeiramente significativo e demonstra que a implementação do modelo assistencial de medicina hospitalista não comprometeu a qualidade do cuidado. Pelo contrário, a abordagem focada em valor adotada pelos médicos hospitalistas contribuiu para uma melhoria substancial na qualidade assistencial.
O artigo com os resultados do trabalho desenvolvido pelos profissionais foi selecionado para apresentação oral no congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalista, que ocorreu no final de setembro, em São Paulo. “Essa oportunidade de compartilhar as experiências e sucessos alcançados com outros profissionais da área destaca a relevância do trabalho realizado na unidade e coloca o Hospital Dr. Jayme como uma referência em inovação e eficiência no contexto da medicina hospitalar no Brasil”, lembrou o coordenador da equipe de Medicina Hospitalar do Hospital Dr. Jayme, Marcos Rangel.
“Destacamos a importância local desse avanço e relevância em âmbito nacional, influenciando positivamente a prática médica e a gestão hospitalar em todo o país”, afirmou Joubert Andrade da Silva.