Vitória é a capital brasileira com maior prática de atividade física

Compartilhe

A capital capixaba se destaca como uma cidade que promove a prática de atividades físicas e, consequentemente, tem melhorado a vida dos capixabas. De acordo com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Vitória é a capital brasileira com a maior frequência de prática de atividade física no tempo livre.

Um percentual de 53,3% dos participantes da pesquisa relataram realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana. Além disso, o cenário deslumbrante de praias, montanhas e áreas verdes, incentiva ainda mais que a população adote um estilo de vida saudável e ativo.

“Um título como este atesta que a política pública está no caminho correto, na medida que esta gestão tem investido na construção de novos espaços para a prática esportiva e adequação de outros. Além disso, a implantação de projetos como o “Corre Vitória”, “Esporte por Vitória”, a ampliação dos Núcleos Esportivos e de Ginástica pela cidade refletem diretamente neste resultado”, disse o secretário municipal da secretaria de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.

Leonardo Silveira
Esporte Por Vitória na Praça dos Namorados - Canoa Havaiana
Esporte Por Vitória na Praça dos Namorados – Canoa Havaiana (ampliar)

Entre homens, as maiores frequências foram encontradas em Vitória (60,1%), seguidas por Florianópolis (56,7%) e Aracaju (53,0%), enquanto entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas em Palmas (49,6%), seguidas por Vitória (47,5%) e Boa Vista (44,1%).

A cidade investiu significativamente em infraestrutura para promover a prática de atividades físicas. Incluindo as ciclovias que cruzam a cidade, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte e também de lazer. As praças também oferecem espaços ideais para a prática de esportes, caminhadas e exercícios ao ar livre.

A Prefeitura de Vitória promove também eventos esportivos, como corridas de rua e maratonas, incentivando a participação da comunidade.

“É um resultado que nos deixa muito satisfeitos, mas com a vontade de avançar ainda mais. As reformas e adequações dos espaços esportivos na Praça dos Desejos e Namorados, e a própria obra da Orla da Baía Noroeste favoreceram ainda mais a atividade física na capital”, concluiu o secretário.

A conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde também é feita no município e isso tem contribuído para uma mudança positiva nos hábitos de vida, levando mais pessoas a adotarem rotinas mais ativas.



Compartilhe