Foco do São Paulo é no domingo, mas derrota de reservas liga sinal de alerta no Brasileirão
Tricolor não vence no torneio de pontos corridos há mais de dois meses e vê zona de rebaixamento mais próxima; título da Copa do Brasil pode espantar qualquer problema
Com a grande decisão da Copa do Brasil no próximo domingo, às 16h, o São Paulo foi a campo na última quarta-feira, diante do Fortaleza, pelo Brasileirão, com um time completamente reserva. Os jogadores escolhidos para começar o duelo tiveram a missão de conquistar pontos e afastar o clube da zona de rebaixamento. Mas falharam.
Apesar do bom primeiro tempo, com direito a duas bolas na trave e um pênalti perdido por James Rodríguez, o São Paulo foi derrotado dentro de casa por 2 a 1 e agora vê o Z-4 cada vez mais como uma ameaça.
Na 13ª posição do Brasileirão, o Tricolor soma 28 pontos em 23 jogos disputados e está apenas a quatro pontos à frente do Santos, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
A expectativa é que com o retorno dos titulares aos jogos do Brasileirão, após a decisão da Copa do Brasil, o time tenha uma evolução de rendimento. Mesmo assim, é sempre bom ficar com o sinal de alerta ligado para não passar sufoco na reta final da competição.
A última vitória da equipe no Campeonato Brasileiro foi no dia 16 de julho, diante do Santos, no Morumbi. De lá para cá, foram oito jogos, com cinco derrotas e três empates. Alguns desses com o time titular ou misto.
Caso seja campeão da Copa do Brasil no próximo domingo, o São Paulo terá apenas o objetivo de permanecer na Série A. Em contrapartida, se acontecer de não se confirmar o título, o Brasileirão será a última alternativa de se conseguir uma vaga para a próxima Libertadores, e a situação seria árdua.
O sexto colocado Flamengo, último time que conquistaria uma vaga para o torneio continental pela posição, tem 40 pontos. Neste momento, são 12 pontos de diferença.
Dorival Júnior, por sua vez, não tem se preocupado com a situação no Brasileirão. O foco total é no domingo, no jogo considerado o mais importante dos últimos dez anos.
– A gente poderia ter resultados bem melhores que aconteceram. Me preocupa muito o jogo de domingo, a gente está focado nesse jogo. O treino de hoje (para os titulares) foi muito produtivo, um dos melhores desde que eu estou aqui. Isso tem sido fundamental – afirmou o técnico.
Vencer o Flamengo no próximo domingo será sinônimo de tranquilidade e novos ares para a sequência de 2023 e até para os próximos anos.